fbpx
EnglishPortugueseSpanish

BACHARELADO EM ENFERMAGEM

O Profissional em Enfermagem, no exercício de sua função, necessita ter criatividade, capacidade crítico-reflexiva, ser flexível, politicamente participativo, pesquisador-ativo, capaz de atuar em equipe, ter domínio de conhecimentos e habilidades para desenvolver atividades administrativas e assistenciais, tal postura implica uma práxis de reflexão e ação transformadora da realidade.

Concepções e valores de natureza humana, social e profissional, constituem referências básicas no delineamento do perfil do enfermeiro, resguardando, na formação do acadêmico requisitos necessários para o futuro exercício profissional.

É importante que o profissional participe das transformações do seu contexto social, interagindo no processo de valorização do ser humano pela atenção em saúde nas diferentes etapas do ciclo vital. Assim, são implementadas novas perpectivas assistenciais contempladas no cenário atual de vivências e transformação na proposta do curso de Graduação em ENFERMAGEM. Atuando nos diferentes cenários da prática profissional, o Enfermeiro ao identificar as necessidades individuais e coletivas da população intervém no processo saúde-doença efetivando a assistência em Enfermagem qualificada. Assim, desenvolvendo ações vivenciadas no cotidiano de trabalho, seja na área hospitalar, atenção básica à saúde com base nas diferentes tecnologias assistenciais.

Parte-se do principio que o graduado em Enfermagem pela FACESF, possa ter consciência da sua função como profissional da saúde, de quem se espera um trabalho ético, engajado e capaz de identificar fatores e causas, promovendo mudanças e melhorias na qualidade de vida da população em que está inserido, sendo capaz de atender as necessidades sociais da população, assegurando as 35 diretrizes constitucionais do Sistema Único de Saúde.

Tendo em vista os princípios propostos para o projeto de ENFERMAGEM da FACESF, busca-se uma aproximação com um modelo de currículo integrado. Esta busca deve-se à necessidade sentida de redução da fragmentação existente no currículo disciplinar, e no preparo do estudante para lidar com a complexidade das situações de saúde. O currículo proposto contribuirá para a motivação dos acadêmicos, resultando na participação ativa dos mesmos, tanto no processo ensino-aprendizagem, como nos espaços de atuação na instituição e na sociedade.

O currículo é organizado por unidades que se articulam em torno de eixos de intervenção na realidade de saúde, conceitos e fazeres que assegurem o desenvolvimento das competências esperadas para o profissional de enfermeiro. A organização didática e pedagógica se caracteriza por atividades interdisciplinares e estará pautada em estratégias pedagógicas que facilitem o processo de ensino-aprendizagem. A inter e transdisciplinaridade proposta neste projeto não rompe com as fronteiras disciplinares, pois não se deve abandonar, como mencionam Benevides e Passos (2000), o movimento criador de cada disciplina, mas sim de construir interseções, agenciar, interferir, criar alianças possíveis entre os campos disciplinares. Assim, a identidade das diferentes será mantida, buscando estabelecer uma intercomunicação e uma cooperação, provocando intercâmbios reais, enriquecimento e modificações mútuas (RAMOS, 2001). Portanto, cada unidade será constituída como um conjunto de componentes curriculares com conteúdos de práticas afins, para desenvolver no estudante a capacidade de enfrentar situações e acontecimentos próprios do campo profissional do enfermeiro com iniciativa, responsabilidade e capacidade para interagir com outros atores, mobilizando saberes, habilidades e valores para a ação.

PROF. JOSUÉ ALMEIDA DA SILVA

Coordenador do Curso