fbpx
EnglishPortugueseSpanish

BACHARELADO EM FISIOTERAPIA

O curso foi concebido com a intenção de proporcionar ao egresso uma formação plural completa, tanto no aspecto técnico-cientifico quanto no humanístico, formando um profissional qualificado tecnicamente e contribuindo para um ser humano mais completo e ciente de suas responsabilidades em relação a sociedade.

A concepção do curso teve como princípios básicos, os seguintes direcionamentos:
– O compromisso da faculdade com os interesses coletivos, visando uma sociedade mais justa, fraterna e sustentável;
– A indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão;
– O entendimento do processo de ensino-aprendizagem como multidirecional e interativo;
– A importância do professor como elemento facilitador do processo ensino/aprendizagem e basilar na aplicação de novas tecnologias;
– e respeito a individualidade de cada aluno.

No curso de Fisioterapia, procura-se adequar o projeto pedagógico à necessidade de administrar e aplicar os conhecimentos técnico-científicos e sociais, para o desenvolvimento de atividades e atribuições necessárias à formação do fisioterapeuta.

Por meio do curso de Fisioterapia, oportuniza-se a formação de profissionais criativos e independentes que compreendam e traduzam as necessidades de seus clientes, capaz de absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanísticas, em atendimento às demandas sociais.

Portanto, investe-se numa formação de qualidade baseada na instrumentalização técnica e acadêmica. Para isso, procura-se desenvolver a criatividade e a criticidade de acordo como os aspectos tecnológico, cultural e científico, uma vez que todos são componentes fundamentais e estão interligados nas diferentes etapas que caracterizam e constituem a graduação.

Nesse sentido, busca-se o equilíbrio entre as diferentes áreas de conhecimento, que compõem a formação do fisioterapeuta, envolvendo todas as disciplinas determinadas na matriz curricular.
O curso de Fisioterapia da FACESF propõe uma formação individualizada à medida que, cada aluno terá atribuições profissionais diferentes dependendo das disciplinas que escolherem para cursar nas Atividades Complementares e as disciplinas eletivas, bem como, atribuições profissionais oferecidas pela atuação no estágio supervisionado.

Os estágios não-obrigatórios terão dinâmica de realização regida pelas mesmas normas elaboradas e postas no projeto pedagógico. Neste sentido, foram e estão sendo viabilizadas pela coordenação do curso de Fisioterapia parcerias com Secretarias, instituições públicas e privadas, empresas, hospitais, instituições de longa permanência e creches, para realização dos estágios em suas modalidades.
Esta concepção do curso, permitindo complementar e diversificar os fatores que envolvem o ensino e a profissão do fisioterapeuta. Porém, para que isto aconteça é necessário inovar e promover a integração da teoria e da prática de ensino, da pesquisa e da extensão, envolvendo o Projeto Pedagógico do Curso e o Planejamento Desenvolvimento Institucional.

Tendo em vista os princípios propostos para o projeto de Fisioterapia da FACESF, busca-se uma aproximação com um modelo de currículo integrado. Esta busca deve-se à necessidade sentida de redução da fragmentação existente no currículo disciplinar, e no preparo do estudante para lidar com a complexidade das situações de saúde. O currículo proposto contribuirá para a motivação dos acadêmicos, resultando na participação ativa dos mesmos, tanto no processo ensino-aprendizagem, como nos espaços de atuação na instituição e na sociedade.

O currículo é organizado por unidades que se articulam em torno de eixos de intervenção na realidade de saúde, conceitos e fazeres que assegurem o desenvolvimento das competências esperadas para o profissional de fisioterapeuta. A organização didática e pedagógica se caracteriza por atividades interdisciplinares e estará pautada em estratégias pedagógicas que facilitem o processo de ensino-aprendizagem. A inter e transdisciplinaridade proposta neste projeto não rompe com as fronteiras disciplinares, pois não se deve abandonar, como mencionam Benevides e Passos (2000), o movimento criador de cada disciplina, mas sim de construir interseções, agenciar, interferir, criar alianças possíveis entre os campos disciplinares. Assim, a identidade das diferentes será mantida, buscando estabelecer uma intercomunicação e uma cooperação, provocando intercâmbios reais, enriquecimento e modificações mútuas (RAMOS, 2001). Portanto, cada unidade será constituída como um conjunto de componentes curriculares com conteúdos de práticas afins, para desenvolver no estudante a capacidade de enfrentar situações e acontecimentos próprios do campo profissional do fisioterapeuta com iniciativa, responsabilidade e capacidade para interagir com outros atores, mobilizando saberes, habilidades e valores para a ação.

PROFª  MYLENNA TAVARES DA SILVA SOUZA

Coordenadora do Curso

CURSO DE BACHARELADO EM FISIOTERAPIA – CORPO DOCENTE

 

NOME

TITULAÇÃO

ÁREA DE FORMAÇÃO

AMANDA CAROLINE DE SOUZA NASCIMENTO

MESTRE

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

ANA ROSA BRISSANT DE ANDRADE LUSTOSA

DOUTORA

FARMÁCIA

BRENA BELFORT LUSTOSA MARTINS

MESTRE

BIOMEDICINA

CAMILA MARCELLY LOPES NUNES

ESPECIALISTA

FISIOTERAPEUTA

DANILO DIAS DOS SANTOS

ESPECIALISTA

PEDAGOGIA

DÉBORA MARIA DO NASCIMENTO CORDEIRO

PÓS GRADUADA

ENFERMAGEM

DEOCLÉCIO LUSTOSA DE CARVALHO

MESTRE

FARMÁCIA

DIEGO AUGUSTO OLIVEIRA DOURADO

DOUTOR

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

EMMANUELLE ALVES SANTOS

ESPECIALISTA

ENFERMAGEM

JOANA D’ARC LOPES

ESPECIALISTA

ENFERMAGEM

JOSÉ EWERTON TENÓRIO DA SILVA

ESPECIALISTA

NUTRIÇÃO

LARA RAFAELA SILVA SÁ

ESPECIALISTA

FISIOTERAPIA

LÍVIA JORDANA GOIS E SILVA PATRIOTA

MESTRE

NUTRIÇÃO

LUANA KEALY PIMENTEL DE OLIVEIRA

MESTRE

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

MARCELO APARECIDO DOS SANTOS

ESPECIALISTA

FISIOTERAPIA

MARCOS SILVA DOS SANTOS

ESPECIALISTA

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

MARIANE ARAÚJO DE SOUZA

ESPECIALISTA

FISIOTERAPIA

MYLENNA TAVARES DA SILVA SOUZA

ESPECIALISTA

FISIOTERAPEUTA

NATÁLIA RAFAELA SOARES

ESPECIALISTA

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

RAYANE THAÍSSA RIBEIRO ARAUJO

ESPECIALISTA

ENFERMAGEM

SUZIVANY ALMEIDA DOS SANTOS

MESTRE

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

TAYNÁ NASCIMENTO SOUZA

ESPECIALISTA

FISIOTERAPIA

VINICIUS RIBEIRO DE ALMEIDA

ESPECIALISTA

PSICOLOGIA

FERNANDA FREIRE CALAÇA DE SÁ

ESPECIALISTA

FISIOTERAPEUTA

MARISE MARIANO BEZERRA

ESPECIALISTA

NUTRICIONISTA