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NUTRIÇÃO

O curso de Nutrição tem como missão formar o profissional tecnicamente capacitado para atuar na área de alimentação e nutrição, com olhar holístico e integrado, que incorpore os aspectos científicos, desde o nível molecular até o nível de análise do contexto econômico-social-cultural da região.

Deste modo, tem como fundamentos um processo de formação que habilite o aluno para aplicar os princípios da nutrição para promover a saúde e o bem-estar, evitar doenças e/ou restaurar a saúde (tratar doença) em indivíduos, famílias, comunidades e na população, orientado pela ética e compromisso social da profissão.

O egresso do curso de Nutrição da FACESF deve ser capaz de planejar, executar, prestar assessoria e avaliar as ações e atividades de atenção alimentar e nutricional; visando à segurança alimentar e a atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição. Além de implementar e avaliar pesquisas em todos os campos da nutrição e da alimentação e exercer atividades docentes. A formação deve contemplar as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS).

As bases do curso de graduação em Nutrição da FACESF estão consonantes com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN)  para os cursos de graduação em Nutrição com a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Nesta perspectiva, oferece ao aluno uma formação teórica e prática da nutrição baseada em evidências científicas, com a proposta de um projeto pedagógico que contempla meios inovadores para prática multidisciplinar e multisetorial do profissional nutricionista.

O curso

Tendo em vista os princípios propostos para o projeto de NUTRIÇÃO da FACESF, busca-se uma aproximação com um modelo de currículo integrado. Esta busca deve-se à necessidade sentida de redução da fragmentação existente no currículo disciplinar, e no preparo do estudante para lidar com a complexidade das situações de saúde. O currículo proposto contribuirá para a motivação dos acadêmicos, resultando na participação ativa dos mesmos, tanto no processo ensino-aprendizagem, como nos espaços de atuação na instituição e na sociedade.

O currículo é organizado por unidades que se articulam em torno de eixos de intervenção na realidade de saúde, conceitos e fazeres que assegurem o desenvolvimento das competências esperadas para o profissional nutricionista. A organização didática e pedagógica se caracteriza por atividades interdisciplinares e estará pautada em estratégias pedagógicas que facilitem o processo de ensino-aprendizagem. A inter e transdisciplinaridade proposta neste projeto não rompe com as fronteiras disciplinares, pois não se deve abandonar, como mencionam Benevides e Passos (2000), o movimento criador de cada disciplina, mas sim de construir interseções, agenciar, interferir, criar alianças possíveis entre os campos disciplinares. Assim, a identidade das diferentes será mantida, buscando estabelecer uma intercomunicação e uma cooperação, provocando intercâmbios reais, enriquecimento e modificações mútuas (RAMOS, 2001). Portanto, cada unidade será constituída como um conjunto de componentes curriculares com conteúdos de práticas afins, para desenvolver no estudante a capacidade de enfrentar situações e acontecimentos próprios do campo profissional do enfermeiro com iniciativa, responsabilidade e capacidade para interagir com outros atores, mobilizando saberes, habilidades e valores para a ação.

Coordenação

 

Profª Marise Mariano Bezerra Sá
Coordenadora do Curso

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2010). Especialista em Nutrição Clínica pala Faculdade Gama Filho (2013). Especialista em Educação Permanente em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015). Especialista em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisas (2017). Possui experiência docente em cursos de Nutrição e Enfermagem, além de formações multiprofissionais através do Programa Chapéu de Palha do Governo do Estado de Pernambuco e do Projeto Caminhos do Cuidado do Ministério da Saúde. Integrante de pesquisa vinculada à Fiocruz sobre a Política de Educação Permanente em Saúde. Possui experiência como Nutricionista Coordenadora de Alimentação Escolar na Gerência Regional de Educação Sertão Central, Nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Coordenadora do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) na Prefeitura de Serra Talhada - PE, além de Nutricionista Clínica na UMMAAC da Prefeitura Municipal de Mirandiba - PE.

Corpo docente

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Matriz Curricular

PERÍODO

DISCIPLINAS

C.H

 C.H.T

 C.H.P

CICLO BIOLÓGICO 1 (SISTEMA LOCOMOTOR E TEGUMENTAR)

240

120

120

SAÚDE COLETIVA E AMBIENTAL

30

20

10

INICIAÇÃO A NUTRIÇÃO

30

30

 

PSICOLOGIA

30

30

 

ÉTICA E BIOÉTICA

30

30

 

ELETIVA

30

30

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

20

 

20

 

CARGA HORARIA DO PERÍODO   

410

260

150

  

CICLO BIOLÓGICO 2 (SISTEMA NERVOSO E ENDÓCRINO)

240

120

120

PARASITOLOGIA

30

15

15

METODOLOGIA CIENTÍFICA

30

30

 

INFORMÁTICA EM SAÚDE

30

10

20

NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

30

15

15

MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA

60

30

30

 

 CARGA HORARIA DO PERÍODO

420

230

190

CICLO BIOLÓGICO 3 (SISTEMA REPIRATÓRIO E CARDIOVASCULAR)

240

120

120

SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA

30

30

 

BROMATOLOGIA

60

40

20

TÉCNICA DIETÉTICA

60

30

30

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

20

 

20

 

CARGA HORARIA DO PERÍODO

410

220

190

CICLO BIOLÓGICO 4 (SISTEMA DIGESTÓRIO E UROGENITAL)

240

120

120

HIGIENE DOS ALIMENTOS E LEGISLAÇÃO

30

20

10

MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS

30

20

10

BIOESTATÍSTICA

30

15

15

TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS

30

15

15

PATOLOGIA I

30

30

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

20

 

20

 

CARGA HORARIA DO PERÍODO

410

220

190

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL I

30

20

10

EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA

30

15

15

TÉCNICA DIETÉTICA II

60

20

40

PATOLOGIA II

30

30

 

CONTROLE DE QUALIDADE DOS ALIMENTOS

30

20

10

NUTRIÇÃO EXPERIMENTAL

60

30

30

BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS

60

40

20

TOXICOLOGIA

30

30

 

DIETOTERAPIA I

30

15

15

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

20

 

20

ELETIVA

30

30

 
 

CARGA HORARIA DO PERÍODO

410

250

160

      

NUTRIÇÃO MATERNO INFANTIL

60

30

30

MARKETING, ECONOMIA E COMUNICAÇÃO EM NUTRIÇÃO

30

20

10

ALIMENTAÇÃO COLETIVA

30

20

10

DIETOTERAPIA II

60

20

40

EDUCAÇÃO ALIMENTAR

30

15

15

TERAPIA NUTRICIONAL PEDIÁTRICA

30

15

15

GESTÃO DE UNIDADES DE ALIMENTAÇÇÃO E NUTRIÇÃO

30

30

 

NUTRIÇÃO CLÍNICA

30

15

15

FARMACOLOGIA E NUTRIÇÃO

20

20

 

NUTRIÇÃO DO ADULTO E DO IDOSO

20

10

10

NUTRIÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA

30

20

10

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL II

30

15

15

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

10

 

20

 

CARGA HORARIA DO PERÍODO

410

220

190

 

   

TCC I

30

15

15

ESTÁGIO CURRICUAR SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA

165

 

165

ESTÁGIO CURRICUAR SUPERVISIONADO EM UNIDADESDE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

165

 

165

ELETIVA

30

30

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

20

 

20

 

CARGA HORARIA DO PERÍODO

400

100

300

   

ELETIVA

30

30

 

ESTÁGIO CURRICUAR SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO HOSPITALAR

165

 

165

ESTÁGIO CURRICUAR SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO SOCIAL

165

 

165

TCC 2

30

 

30

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

20

 

20

 

CARGA HORARIA DO PERÍODO

410

30

380

 

TOTAL DA CARGA HORÁRIA LÍQUIDA

3.160 horas

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

130 horas

 

ELETIVAS

120 horas

 

ESTÁGIOS CURRICULARES

660 horas

 

CARGA HORÁRIA TOTAL

3.290 horas