BACHARELADO EM PSICOLOGIA
Psicologia
Derivada das palavras gregas psykhé (alma, mente) e lógos (razão, saber), a Psicologia é a ciência que estuda o psiquismo e busca compreender o ser humano em sua complexidade, isto é, um ser cuja dimensão psíquica é construída por fenômenos biológicos e sociais, sendo a subjetividade uma construção biopsicossocial.
O psicólogo busca intervir junto aos indivíduos, grupos e instituições com o objetivo de promover o bem-estar, o desenvolvimento pessoal, coletivo e institucional. A crescente demanda pelo profissional de Psicologia reflete a sua importância e justifica a ampliação do mercado de trabalho nos últimos anos. De fato, muito além do tradicional atendimento clínico, as perspectivas de atuação profissional já são vastas e seguem se expandindo. Dentre elas, podemos destacar as seguintes:
- Psicologia Hospitalar e da Saúde
- Psicologia Social e Comunitária
- Psicologia Organizacional
- Psicologia Jurídica
- Psicologia Clinica
- Psicologia Escolar
O curso
Integrada ao contexto da região do Submédio do São Francisco e suas redondezas, o curso de Psicologia da FACESF vem atender a uma demanda de psicólogos na região, atualmente deficitária em serviços de Psicologia. Neste sentido, um dos objetivos principais do curso é formar profissionais aptos à bem atender as demandas e as diversidades humanas e sociais da área.
O curso de Psicologia da FACESF foi estruturado com foco em duas grandes ênfases: Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde e Psicologia e Processos Clínicos. Além disso, a FACESF oferece a estrutura adequada para a realização das atividades de formação do futuro psicólogo, contando com uma clínica voltada à formação profissional dos alunos de Psicologia e à prestação de serviços especializados à comunidade dos municípios do Sertão do Submédio do São Francisco e região.
Vale salientar que a matriz curricular do curso foi cuidadosamente elaborada para formar psicólogos voltados para a atuação profissional e para o ensino de Psicologia, numa perspectiva generalista e interdisciplinar, integrados com os programas de ensino, pesquisa, extensão e gestão a nível nacional e internacional. O futuro profissional de Psicologia formado pela FACESF terá conhecido e vivenciado atividades na área de educação, no campo jurídico, social e organizacional, hospitalar e da saúde, estando preparado para atuar nos contextos mais diversos de acordo com a formação generalista oferecida pelo curso de psicologia da FACESF.
Duração do curso |
05 Anos |
Coordenação
Coordenação do Curso de Psicologia
Profa. Adriana Campos Rodrigues Miron
Coordenadora do Curso
Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (2001); Especialização em Psicopedagogia Institucional - Faculdades Montenegro (2009); Bacharelado em Psicologia com Ênfase em Educação pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2010 - 2015) e Mestrado em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares - PPGFPPI- UPE (2015-2017). Foi Tutora de Educação à Distância - EAD pela Universidade de Pernambuco no período de 2012 à 2016 e Professora da Rede Municipal de Ensino de Petrolina- PE, com experiência profissional em Educação Infantil e Fundamental I, Coordenação pedagógica, Superintendência Escolar, Diretoria de Ensino, Gerência de Recursos Humanos, Coordenação de Programas e Convênios e Educação Especial/Inclusiva. Experiência em docência do Ensino Superior, como professora de Psicologia da Aprendizagem, entre os anos de 2011 e 2015, na Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina. Atualmente é Psicóloga da Fundação Nilo Coelho ; Professora do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco- FACESF, tutora Online do Curso de Pedagogia da Univasf - EAD e como psicóloga clínica no Espaço Psicoterapêutico Harmonie.
Corpo docente
DOCENTE | TITULAÇÃO | REGIME | DISCIPLINAS |
Ma. ADRIANA CAMPOS RODRIGUES MIRON | MESTRA | INTEGRAL | |
Ma. ANA ROSA BRISSANT DE ANDRADE | MESTRA | PARCIAL | |
Dra. DÉBORA ALVES DE AMORIM | DOUTORA | INTEGRAL | |
Ma. LIBERALINA SANTOS DE SOUZA GONDIM | MESTRA | PARCIAL | |
ESP. LUCIMARY BEZERRA FLORENTINO ALVES SERAPIÃO | ESPECIALISTA | INTEGRAL | |
ESP. MARIA SILVÂNIA DE MELO | ESPECIALISTA | PARCIAL | |
Ma. LUCIANA MARINHO FERNANDES DA SILVA | MESTRA | INTEGRAL | |
Me. LUIZ FELIPE COSTA ALVES | MESTRE | INTEGRAL | |
Me. MÁRCIO RUBENS DE OLIVEIRA | MESTRE | INTEGRAL | |
ESP. NATHALY FERRAZ QUEIROZ SILVA |
ESPECIALISTA | INTEGRAL | |
ESP. MARIA JACKELINE GOMES DOS SANTOS |
ESPECIALISTA | INTEGRAL | |
ESP. LUIZ ARAÚJO FLORENTINO JÚNIOR | ESPECIALISTA | INTEGRAL | |
ESP EMMANUELLE ALVES SANTOS | ESPECIALISTA | INTEGRAL |
Matriz Curricular
MATRIZ CURRICULAR - ÊNFASE EM PSICOLOGIA
Componentes Curriculares |
C/H |
C/H |
C/HTotal |
Teórica |
Prática |
||
1º PERÍODO |
|||
História e Sistemas em Psicologia |
60 |
|
60 |
Produção Textual Acadêmica |
45 |
|
45 |
Bases Antropológicas da Psicologia |
45 |
|
45 |
Processos Psicológicos Básicos |
75 |
|
75 |
Bases Filosóficas da Psicologia |
60 |
|
60 |
Anatomia Humana |
60 |
|
60 |
TOTAL |
330 |
0 |
345 |
2º PERÍODO |
|||
Metodologia Científica |
45 |
|
45 |
Sistemas e Teorias – Comportamental e Cognitivista |
60 |
15 |
75 |
Psicologia do Desenvolvimento |
60 |
|
60 |
Psicofisiologia |
75 |
|
75 |
Bioestatística |
45 |
|
45 |
Processos Cognitivos |
45 |
15 |
60 |
TOTAL |
330 |
30 |
360 |
3º PERÍODO |
|||
Psicologia da Infância |
60 |
|
60 |
Sistemas e Teorias – Gestalt e Humanismo |
60 |
|
60 |
Métodos de Pesquisa em Psicologia |
60 |
|
60 |
Psicologia Escolar e da Aprendizagem |
75 |
|
75 |
Ética e Bioética |
60 |
|
60 |
Prática Integrativa I |
15 |
45 |
60 |
TOTAL |
300 |
45 |
375 |
4º PERÍODO |
|||
Sistemas e Teorias – Psicanálise e suas Correntes |
60 |
|
60 |
Psicologia Social |
75 |
|
75 |
Psicologia da Adolescência e Adultos |
75 |
|
75 |
Fundamentos da Psicopatologia |
75 |
|
75 |
Estatística Aplicada em Psicologia |
60 |
|
60 |
TOTAL |
345 |
0 |
345 |
5º PERÍODO |
|||
Psicologia Hospitalar e da Saúde |
60 |
15 |
75 |
Psicopatologia Psiquiátrica |
60 |
|
60 |
Teorias e Técnicas Psicoterápicas I |
60 |
15 |
75 |
Psicologia Clínica |
60 |
15 |
75 |
Psicologia da Personalidade |
60 |
|
60 |
Prática Integrativa II |
15 |
45 |
60 |
TOTAL |
315 |
90 |
405 |
6º PERÍODO |
|||
Psicologia Organizacional e do Trabalho |
60 |
15 |
75 |
Psicologia Comunitária |
60 |
15 |
75 |
Teorias e Técnicas de Dinâmica de Grupo |
45 |
30 |
75 |
Teorias e Técnicas Psicoterápicas II |
60 |
15 |
75 |
Neuropsicologia |
60 |
|
60 |
Psicologia Jurídica |
60 |
15 |
75 |
TOTAL |
345 |
90 |
435 |
7º PERÍODO |
|||
Eletiva I |
60 |
|
60 |
Técnicas de Exames Psicológicos I |
60 |
15 |
75 |
Teorias e Técnicas Psicoterápicas III |
60 |
15 |
75 |
Psicofarmacologia |
60 |
|
60 |
Prática Integrativa III |
15 |
75 |
90 |
TOTAL |
300 |
105 |
360 |
8º PERÍODO |
|||
Técnicas de Exames Psicológicos II |
60 |
15 |
75 |
Eletiva II |
60 |
15 |
75 |
LIBRAS |
45 |
|
45 |
Ênfase Curricular I |
60 |
|
60 |
Ênfase Curricular II |
60 |
|
60 |
TOTAL |
285 |
30 |
315 |
9º PERÍODO |
|||
Ênfase Curricular III |
60 |
|
60 |
Ênfase Curricular IV |
60 |
|
60 |
Psicologia Ambiental |
45 |
|
45 |
TCC I |
60 |
|
60 |
Estágio Supervisionado Específico I |
|
300 |
300 |
TOTAL |
225 |
300 |
525 |
10º PERÍODO |
|||
Ênfase Curricular V |
60 |
|
60 |
Ênfase Curricular VI |
60 |
|
60 |
Diversidade Étnico-Raciais |
30 |
|
30 |
TCC II |
60 |
|
60 |
Estágio Supervisionado Específico II |
|
300 |
300 |
TOTAL |
210 |
300 |
510 |
Carga horária |
2985 |
990 |
3975 |
DISCIPLINAS ELETIVAS |
|||||
Eletiva I |
Eletiva II |
||||
CH TEÓRICA 60h |
CH PRÁTICA
|
CH TOTAL 60h |
CH TEÓRICA 60h |
CH PRÁTICA 15h |
CH TOTAL 75h |
Português Instrumental |
Psicodrama |
||||
Psicologia e Sexualidade |
Psicologia do Esporte |
||||
Psicologia e Educação Especial |
Psicologia do Trânsito |
DISCIPLINAS DAS ÊNFASES CURRICULARES |
||
Ênfases |
Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde |
Psicologia e Processos Clínicos |
Disciplinas |
||
Ênfase Curricular I |
Psicologia Institucional |
Saúde Mental e Clínica Ampliada |
Ênfase Curricular II |
Psicologia e Políticas Públicas de Saúde |
Psicodiagnóstico |
Ênfase Curricular III |
Saúde Coletiva |
Aconselhamento Psicológico |
Ênfase Curricular IV |
Saúde e Qualidade de Vida |
Psicoterapia Breve |
Ênfase Curricular V |
Plantão Psicológico |
Ludoterapia |
Ênfase Curricular VI |
Acompanhamento Psicológico no Tratamento e Prevenção em Dependência Química |
Teoria do Desenvolvimento Emocional de Winnicott |