Derivada das palavras gregas psykhé (alma, mente) e lógos (razão, saber), a Psicologia é a ciência que estuda o psiquismo e busca compreender o ser humano em sua complexidade, isto é, um ser cuja dimensão psíquica é construída por fenômenos biológicos e sociais, sendo a subjetividade uma construção biopsicossocial.
O psicólogo busca intervir junto aos indivíduos, grupos e instituições com o objetivo de promover o bem-estar, o desenvolvimento pessoal, coletivo e institucional. O mercado de trabalho para Psicologia está cada vez mais amplo nos últimos tempos. Essa crescente demanda reflete a sua importância na sociedade, uma vez que as relações sociais são repletas de diversidades e singularidades e isso leva a psicologia a desempenhar o seu papel de forma necessária e atuante. Hoje, o mercado entendeu que essa é uma profissão-chave para modelar processos que envolvem pessoas, relacionamentos interpessoais e comunicação. Abrindo assim um leque de espaços e áreas de atuação bastante diversificados. Dentre elas, podemos destacar as seguintes:
Atua no âmbito da educação, nas instituições formais ou informais. Colabora para a compreensão e para a mudança do comportamento de educadores e educandos, no processo de ensino aprendizagem, nas relações interpessoais e nos processos intrapessoais, referindo-se sempre as dimensões política, econômica, social e cultural. Atua individualmente ou em equipe multiprofissional, onde quer que se dêem as relações de trabalho nas organizações sociais formais ou informais, visando a aplicação do conhecimento da Psicologia para a compreensão, intervenção e desenvolvimento das relações e dos processos intra e interpessoais, intra e intergrupais e suas articulações com as dimensões política, econômica, social e cultural;
Tratar problemas relacionados ao trânsito, realizar avaliação psicológica em condutores e futuros motoristas e desenvolver ações socioeducativas com condutores infratores, entre outros; Atua no âmbito da Justiça, nas instituições governamentais e não-governamentais, colaborando no planejamento e execução de políticas de cidadania, direitos humanos e prevenção da violência. Para tanto, sua atuação é centrada na orientação do dado psicológico repassado não só para os juristas como também aos sujeitos que carecem de tal intervenção. Contribui para a formulação, revisões e interpretação das leis. Desenvolve ações utilizando-se de técnicas psicológicas contribuindo em nível individual, para realização pessoal e melhoria do desempenho do esportista e em nível grupal, favorecendo a otimização das relações entre esportistas, pessoal técnico e dirigentes. Orientar atletas e prepará-los emocionalmente para atividades esportivas e competições. Maximizar o seu rendimento e promover a harmonia entre os membros de equipes e times; Atua na área específica da saúde, em diferentes contextos, através de intervenções que visam reduzir o sofrimento do homem, levando em conta a complexidade do humano e sua subjetividade. Estas intervenções tanto podem ocorrer a nível individual, grupal, social ou institucional e implicam em uma variada gama de dispositivos clínicos já consagrados ou a serem desenvolvidos, tanto em perspectiva preventiva, como de diagnóstico ou curativa. Atua em instituições de saúde, participando da prestação de serviços de nível secundário ou terciário da atenção à saúde. Atender pacientes hospitalizados e seus familiares. Ao lado de outros profissionais, como médicos, colaborar na assistência à saúde, fortalecendo pacientes e familiares para a recuperação da saúde física e mental.); Atua na investigação e intervenção nos processos de aprendizagem de habilidades e conteúdos acadêmicos. Busca a compreensão dos processos cognitivos, emocionais e motivacionais, integrados e contextualizados na dimensão social e cultural onde ocorrem. Trabalha para articular o significado dos conteúdos veiculados no processo de ensino, com o sujeito que aprende na sua singularidade e na sua inserção no mundo cultural e social concreto; Atua nas áreas de Educação, Reeducação e Terapia Psicomotora, utilizando-se de recursos para o desenvolvimento, prevenção e reabilitação do ser humano. Participa de planejamento, elaboração, programação, implementação, direção, coordenação, análise, organização, supervisão, avaliação de atividades clínicas e parecer psicomotor em clínicas de reabilitação, nos serviços de assistência escolar, escolas especiais, hospitais associações e cooperativas; presta auditoria, consultoria, assessoria; dá assistência e tratamento especializado, visando a preparação para atividades esportivas, escolares e clínicas; O psicólogo que dessa área atua no diagnóstico, no acompanhamento, no tratamento e na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento sob o enfoque da relação entre esses aspectos e o funcionamento cerebral. Considerando os contextos sociais e culturais nos quais se insere, estabelece estratégias de intervenção com populações e grupos específicos, contribuindo para a melhoria das condições de vida dos indivíduos, famílias e coletividades. Desenvolve ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e vigilância em saúde junto a usuários, profissionais de saúde e ambiente institucional, colaborando em processos de negociação e fomento a participação social e de articulação de redes de atenção à saúde. Atua nos diversos campos de aplicação da Avaliação Psicológica. Avalia fenômenos psicológicos de ordem cognitiva, comportamental, social e afetiva em diferentes contextos. A(O) especialista em Avaliação Psicológica compreende estudos aprofundados sobre fundamentos, métodos e técnicas de obtenção e análise integrativa de informações para avaliação de fenômenos, processos e construtos psicológicos, visando a orientar práticas profissionais nos principais campos de atuação da(o) psicóloga(o). Fonte: Conselho Federal de Psicologia, 2021 Para saber mais sobre a formação, profissão e atribuições das áreas de atuação acesse: https://site.cfp.org.br/legislacao/leis-e-normas/ http://www.abepsi.org.br/formacao/estagio/ Psicologia Escolar/Educacional
Psicologia Organizacional e do Trabalho
Psicologia de Trânsito
Psicologia Jurídica
Psicologia do Esporte
Psicologia Clínica
Psicologia Hospitalar
Psicopedagogia
Psicomotricidade
Neuropsicologia
Psicologia da saúde
Avaliação psicológica
Integrada ao contexto da região do Submédio do São Francisco e suas redondezas, o curso de Psicologia da FACESF vem atender a uma demanda de psicólogos na região, atualmente deficitária em serviços de Psicologia. Neste sentido, um dos objetivos principais do curso é formar profissionais aptos à bem atender as demandas e as diversidades humanas e sociais da área.
O curso de Psicologia da FACESF foi estruturado com foco em duas grandes ênfases: Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde e Psicologia e Processos Clínicos. Além disso, a FACESF oferece a estrutura adequada para a realização das atividades de formação do futuro psicólogo, contando com uma clínica voltada à formação profissional dos alunos de Psicologia e à prestação de serviços especializados à comunidade dos municípios do Sertão do Submédio do São Francisco e região.
Vale salientar que a matriz curricular do curso foi cuidadosamente elaborada para formar psicólogos voltados para a atuação profissional e para o ensino de Psicologia, numa perspectiva generalista e interdisciplinar, integrados com os programas de ensino, pesquisa, extensão e gestão a nível nacional e internacional. O futuro profissional de Psicologia formado pela FACESF terá conhecido e vivenciado atividades na área de educação, no campo jurídico, social e organizacional, hospitalar e da saúde, estando preparado para atuar nos contextos mais diversos de acordo com a formação generalista oferecida pelo curso de psicologia da FACESF.
Duração do curso |
05 Anos |
Profa. LUCIMARY BEZERRA FLORENTINO ALVES SERAPIÃO
Coordenadora do Curso de Psicologia
Formação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas ESUDA. Especialista em Administração Escolar e Planejamento Educacional pela UFPE, em Terapia Cognitiva pelo NTBA/FACCAT e Neuropsicologia pelo INAP/INIFESP. Conselheira no Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco / CRP 02 – Gestão 2013/2016 e Gestão 2016/2019. Experiência na Docência do Ensino Superior; como Psicóloga Escolar e com consultoria em Psicologia Educacional e acompanhamento psicológico a crianças e adolescentes com dificuldades educativas especiais; Avaliação psicológica, psicopedagógica e Orientação Profissional; planejamento e desenvolvimento de projetos pedagógicos e sociais. Atualmente é membro colaboradora do Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco - CRP 02 nas comissões: gestora da subsede sertão do São Francisco, de comunicação e de interiorização. Delegada interiorana da associação de terapias cognitivas de Pernambuco – ATCPE – Gestão 218-2021. Atua nas áreas da psicologia clínica e neuropsicologia (avaliação e reabilitação neuropsicológica), docente no colegiado de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do São Francisco – FACESF e na pós-graduação em Neuropsicopedagogia da Faculdade de Educação Superior de Pernambuco – FACESP. Professora-pesquisadora, com o grupo de pesquisa NIHAB (FACESF) e interesse de pesquisa nas áreas de neurodesenvolvimento, inclusão e habilidade cognitivas e socioemocionais e envelhecimento humano.
DOCENTE | TITULAÇÃO | REGIME |
Ma. ADRIANA CAMPOS RODRIGUES MIRON | MESTRA | INTEGRAL |
Ma. ANA ROSA BRISSANT DE ANDRADE | MESTRA | PARCIAL |
Dra. DÉBORA ALVES DE AMORIM | DOUTORA | INTEGRAL |
Ma. LIBERALINA SANTOS DE SOUZA GONDIM | MESTRA | PARCIAL |
ESP. LUCIMARY BEZERRA FLORENTINO ALVES SERAPIÃO | ESPECIALISTA | INTEGRAL |
ESP. MARIA SILVÂNIA DE MELO | ESPECIALISTA | PARCIAL |
Ma. LUCIANA MARINHO FERNANDES DA SILVA | MESTRA | INTEGRAL |
Me. MÁRCIO RUBENS DE OLIVEIRA | MESTRE | INTEGRAL |
ESP. NATHALY FERRAZ QUEIROZ SILVA |
ESPECIALISTA | INTEGRAL |
ESP. MARIA JACKELINE GOMES DOS SANTOS |
ESPECIALISTA | INTEGRAL |
ESP. LUIZ ARAÚJO FLORENTINO JÚNIOR | ESPECIALISTA | INTEGRAL |
ESP EMMANUELLE ALVES SANTOS | ESPECIALISTA | INTEGRAL |
MATRIZ CURRICULAR - ÊNFASE EM PSICOLOGIA
Componentes Curriculares |
C/H |
C/H |
C/HTotal |
Teórica |
Prática |
||
1º PERÍODO |
|||
História e Sistemas em Psicologia |
60 |
|
60 |
Produção Textual Acadêmica |
45 |
|
45 |
Bases Antropológicas da Psicologia |
45 |
|
45 |
Processos Psicológicos Básicos |
75 |
|
75 |
Bases Filosóficas da Psicologia |
60 |
|
60 |
Anatomia Humana |
60 |
|
60 |
TOTAL |
330 |
0 |
345 |
2º PERÍODO |
|||
Metodologia Científica |
45 |
|
45 |
Sistemas e Teorias – Comportamental e Cognitivista |
60 |
15 |
75 |
Psicologia do Desenvolvimento |
60 |
|
60 |
Psicofisiologia |
75 |
|
75 |
Bioestatística |
45 |
|
45 |
Processos Cognitivos |
45 |
15 |
60 |
TOTAL |
330 |
30 |
360 |
3º PERÍODO |
|||
Psicologia da Infância |
60 |
|
60 |
Sistemas e Teorias – Gestalt e Humanismo |
60 |
|
60 |
Métodos de Pesquisa em Psicologia |
60 |
|
60 |
Psicologia Escolar e da Aprendizagem |
75 |
|
75 |
Ética e Bioética |
60 |
|
60 |
Prática Integrativa I |
15 |
45 |
60 |
TOTAL |
300 |
45 |
375 |
4º PERÍODO |
|||
Sistemas e Teorias – Psicanálise e suas Correntes |
60 |
|
60 |
Psicologia Social |
75 |
|
75 |
Psicologia da Adolescência e Adultos |
75 |
|
75 |
Fundamentos da Psicopatologia |
75 |
|
75 |
Estatística Aplicada em Psicologia |
60 |
|
60 |
TOTAL |
345 |
0 |
345 |
5º PERÍODO |
|||
Psicologia Hospitalar e da Saúde |
60 |
15 |
75 |
Psicopatologia Psiquiátrica |
60 |
|
60 |
Teorias e Técnicas Psicoterápicas I |
60 |
15 |
75 |
Psicologia Clínica |
60 |
15 |
75 |
Psicologia da Personalidade |
60 |
|
60 |
Prática Integrativa II |
15 |
45 |
60 |
TOTAL |
315 |
90 |
405 |
6º PERÍODO |
|||
Psicologia Organizacional e do Trabalho |
60 |
15 |
75 |
Psicologia Comunitária |
60 |
15 |
75 |
Teorias e Técnicas de Dinâmica de Grupo |
45 |
30 |
75 |
Teorias e Técnicas Psicoterápicas II |
60 |
15 |
75 |
Neuropsicologia |
60 |
|
60 |
Psicologia Jurídica |
60 |
15 |
75 |
TOTAL |
345 |
90 |
435 |
7º PERÍODO |
|||
Eletiva I |
60 |
|
60 |
Técnicas de Exames Psicológicos I |
60 |
15 |
75 |
Teorias e Técnicas Psicoterápicas III |
60 |
15 |
75 |
Psicofarmacologia |
60 |
|
60 |
Prática Integrativa III |
15 |
75 |
90 |
TOTAL |
300 |
105 |
360 |
8º PERÍODO |
|||
Técnicas de Exames Psicológicos II |
60 |
15 |
75 |
Eletiva II |
60 |
15 |
75 |
LIBRAS |
45 |
|
45 |
Ênfase Curricular I |
60 |
|
60 |
Ênfase Curricular II |
60 |
|
60 |
TOTAL |
285 |
30 |
315 |
9º PERÍODO |
|||
Ênfase Curricular III |
60 |
|
60 |
Ênfase Curricular IV |
60 |
|
60 |
Psicologia Ambiental |
45 |
|
45 |
TCC I |
60 |
|
60 |
Estágio Supervisionado Específico I |
|
300 |
300 |
TOTAL |
225 |
300 |
525 |
10º PERÍODO |
|||
Ênfase Curricular V |
60 |
|
60 |
Ênfase Curricular VI |
60 |
|
60 |
Diversidade Étnico-Raciais |
30 |
|
30 |
TCC II |
60 |
|
60 |
Estágio Supervisionado Específico II |
|
300 |
300 |
TOTAL |
210 |
300 |
510 |
Carga horária |
2985 |
990 |
3975 |
DISCIPLINAS ELETIVAS |
|||||
Eletiva I |
Eletiva II |
||||
CH TEÓRICA 60h |
CH PRÁTICA
|
CH TOTAL 60h |
CH TEÓRICA 60h |
CH PRÁTICA 15h |
CH TOTAL 75h |
Português Instrumental |
Psicodrama |
||||
Psicologia e Sexualidade |
Psicologia do Esporte |
||||
Psicologia e Educação Especial |
Psicologia do Trânsito |
DISCIPLINAS DAS ÊNFASES CURRICULARES |
||
Ênfases |
Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde |
Psicologia e Processos Clínicos |
Disciplinas |
||
Ênfase Curricular I |
Psicologia Institucional |
Saúde Mental e Clínica Ampliada |
Ênfase Curricular II |
Psicologia e Políticas Públicas de Saúde |
Psicodiagnóstico |
Ênfase Curricular III |
Saúde Coletiva |
Aconselhamento Psicológico |
Ênfase Curricular IV |
Saúde e Qualidade de Vida |
Psicoterapia Breve |
Ênfase Curricular V |
Plantão Psicológico |
Ludoterapia |
Ênfase Curricular VI |
Acompanhamento Psicológico no Tratamento e Prevenção em Dependência Química |
Teoria do Desenvolvimento Emocional de Winnicott |