Foi implementado no ano de 2013 o Programa/ Núcleo de Iniciação Científica com o objetivo de incentivar e viabilizar a participação dos alunos, regularmente matriculados na FACESF, no processo de investigação cientifica, despertando vocações e incentivando talentos na construção e reconstrução do conhecimento cientifico.
A FACESF possui Núcleo de Pesquisa destinado a fomentar e oferecer suporte aos Projetos de Iniciação Científica, coordenados pelos docentes, através da implantação de linhas de Grupos de Pesquisa. Para fomentar a viabilidade das atividades e incentivar os discentes no ingresso das atividades de pesquisa, são oferecidas bolsas de estudos (Monitoria, Pesquisa, Extensão e Pós-graduação) para os alunos, além de espaço físico e condições materiais para a realização das atividades de pesquisa. Como mais um veículo de divulgação da produção acadêmica, a FACESF possui duas revistas: uma eletrônica e outra impressa para a publicação de alunos e professores, como forma de divulgação da produção interna e externa.
Entre 2015.2 e 2016.2 foi prevista a implantação do Núcleo de Pesquisa de Direito e Informação e entre 2016.2 e 2017.2, a implantação do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar e fortalecimento do Projeto Reviver. São ofertadas as bolsas de estudos para os alunos envolvidos nos projetos de pesquisa e extensão da FACESF,
Projetos de Iniciação Científica da FACESF:
Projeto/ Linha | Prof. Coordenador |
Direito e Informação | Msc. Ivandro Menezes |
Projeto Reviver/ ONGs | Msc. Tibério Monteiro |
Projeto Interdisciplinar: Abandono, Cuidado e Moralidade | Msc. José Ricardo Ferreira da Costa |
O incremento das atividades de pesquisa tem como objetivos específicos: a) instituir linhas de pesquisa próprias que possam contribuir com a construção de uma cultura contextualizada regionalmente. Por exemplo, a ênfase em Direito Público pela ausência ou deficiência do Estado na região; b) formar profissionais aptos a ingressar na carreira acadêmica; c) promover uma produção científica na instituição para publicação em periódicos devidamente credenciados; d) oferecer cursos de especialização.
REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
RELATÓRIO FINAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PARECER DO ORIENTADOR NPQ