EMFERMAGEM
O Profissional em Enfermagem, no exercício de sua função, necessita ter criatividade, capacidade crítico-reflexiva, ser flexível, politicamente participativo, pesquisador-ativo, capaz de atuar em equipe, ter domínio de conhecimentos e habilidades para desenvolver atividades administrativas e assistenciais, tal postura implica uma práxis de reflexão e ação transformadora da realidade.
Concepções e valores de natureza humana, social e profissional, constituem referências básicas no delineamento do perfil do enfermeiro, resguardando, na formação do acadêmico requisitos necessários para o futuro exercício profissional.
É importante que o profissional participe das transformações do seu contexto social, interagindo no processo de valorização do ser humano pela atenção em saúde nas diferentes etapas do ciclo vital. Assim, são implementadas novas perpectivas assistenciais contempladas no cenário atual de vivências e transformação na proposta do curso de Graduação em ENFERMAGEM. Atuando nos diferentes cenários da prática profissional, o Enfermeiro ao identificar as necessidades individuais e coletivas da população intervém no processo saúde-doença efetivando a assistência em Enfermagem qualificada. Assim, desenvolvendo ações vivenciadas no cotidiano de trabalho, seja na área hospitalar, atenção básica à saúde com base nas diferentes tecnologias assistenciais.
Parte-se do principio que o graduado em Enfermagem pela FACESF, possa ter consciência da sua função como profissional da saúde, de quem se espera um trabalho ético, engajado e capaz de identificar fatores e causas, promovendo mudanças e melhorias na qualidade de vida da população em que está inserido, sendo capaz de atender as necessidades sociais da população, assegurando as 35 diretrizes constitucionais do Sistema Único de Saúde.
O curso
Tendo em vista os princípios propostos para o projeto de ENFERMAGEM da FACESF, busca-se uma aproximação com um modelo de currículo integrado. Esta busca deve-se à necessidade sentida de redução da fragmentação existente no currículo disciplinar, e no preparo do estudante para lidar com a complexidade das situações de saúde. O currículo proposto contribuirá para a motivação dos acadêmicos, resultando na participação ativa dos mesmos, tanto no processo ensino-aprendizagem, como nos espaços de atuação na instituição e na sociedade.
O currículo é organizado por unidades que se articulam em torno de eixos de intervenção na realidade de saúde, conceitos e fazeres que assegurem o desenvolvimento das competências esperadas para o profissional de enfermeiro. A organização didática e pedagógica se caracteriza por atividades interdisciplinares e estará pautada em estratégias pedagógicas que facilitem o processo de ensino-aprendizagem. A inter e transdisciplinaridade proposta neste projeto não rompe com as fronteiras disciplinares, pois não se deve abandonar, como mencionam Benevides e Passos (2000), o movimento criador de cada disciplina, mas sim de construir interseções, agenciar, interferir, criar alianças possíveis entre os campos disciplinares. Assim, a identidade das diferentes será mantida, buscando estabelecer uma intercomunicação e uma cooperação, provocando intercâmbios reais, enriquecimento e modificações mútuas (RAMOS, 2001). Portanto, cada unidade será constituída como um conjunto de componentes curriculares com conteúdos de práticas afins, para desenvolver no estudante a capacidade de enfrentar situações e acontecimentos próprios do campo profissional do enfermeiro com iniciativa, responsabilidade e capacidade para interagir com outros atores, mobilizando saberes, habilidades e valores para a ação.
Coordenação
Profª Graciely Maria de Oliveira Castro
Coordenadora do Curso
Mestranda em Gestão pela UniFBV DeVry. Especializanda do III Cuso de Especialização Didático-pedagógica para Educação em Enfermagem. Especialização em Estomaterapia (Feridas, Estomias e Incontinências). Especialização em Saúde do Trabalhador. MBA em Ambiente Organizacional, Saúde e Ergonomia. Especialista em Direito Médico e da Saúde. Graduada em Enfermagem pela FUNESO-UNESF. Graduada em Direito pela UniFG. Possui experiência de 11 anos no Ensino Superior (2008-2019). Atuou como Docente e Preceptora pela Faculdade Estácio-FIR e UNIBRA. Vivência na Supervisão de Estágios Curriculares no Curso de Enfermagem. Atualmente Docente do Curso de Direito da Faculdade de Ciências Humanas do Cabo – FACHUCA. Docente do Curso de Enfermagem da FACESF. Professora do curso Preparatório para Residência do IFAP. Atua como Enfermeira Estomaterapeuta na UPAEspecialidades – Arruda. Credenciada pelo Instituto Maria da Penha, atuando como professora e voluntária no Curso de Defensores e Defensoras dos Direitos à Cidadania. Experiência como Enfermeira do Trabalho nas áreas de Engenharia e Hospitalar.
Corpo docente
DOCENTE
|
FORMAÇÃO
|
TITULAÇÃO
|
CURRICULUM LATTES
|
Alex Benício da Silveira
|
Biólogo
|
MESTRADO
|
|
Alex Benício da Silveira Junior
|
Biólogo
|
MESTRADO
|
|
Claudia Bandeira Ribeiro
|
Fisioterapeuta
|
MESTRADO
|
|
Diná Lyra da Trindade Silva
|
Enfermeira
|
ESPECIALIZAÇÃO
|
|
Elias de Souza Paschoal
|
Psicopedagógo
|
MESTRADO
|
|
Fernanda da Mata Vasconcelos Silva
|
Enfermeira
|
MESTRADO
|
|
Graciely Maria de Oliveira Castro
(COORDENADORA)
|
Enfermeira
|
MESTRADO
|
|
Ítalo Lustosa
|
Advogado
|
MESTRADO
|
|
Janilson Félix da Silva
|
Biólogo
|
PÓS DOUTORADO
|
|
José Paulino da Silva
|
Sociólogo
Historiador
|
DOUTORADO
|
|
Luis André de Almeida Campos
|
Biólogo
|
MESTRADO
|
|
Roberto da Silva Alves
|
Engenheiro Agrónomo
Matemático
|
MESTRADO
|
|
Vilma Sobral Bezerra
|
Química
|
DOUTORADO
|
|
Thayná da Silva Constantino
|
Enfermeira
|
MESTRADO
|
|
Thiago Barbosa Cahú
|
Biólogo
|
PÓS-DOUTORADO
|
|
Matriz Curricular
PERÍODO
|
DISCIPLINAS
|
C.H
|
C.H.T
|
C.H.P
|
1º
|
CICLO BIOLÓGICO 1 (SISTEMA LOCOMOTOR E TEGUMENTAR)
|
240
|
120
|
120
|
SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA
|
30
|
30
|
|
SAÚDE COLETIVA E AMBIENTAL I
|
30
|
30
|
|
SAÚDE E SOCIEDADE
|
30
|
30
|
|
BASES HISTÓRICAS DA ENFERMAGEM
|
30
|
30
|
|
ELETIVA
|
30
|
30
|
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
|
20
|
|
20
|
|
CARGA HORARIA DO PERÍODO
|
410
|
|
|
2º
|
CICLO BIOLÓGICO 2 (SISTEMA NERVOSO E ENDÓCRINO)
|
240
|
120
|
120
|
METODOLOGIA CIENTÍFICA
|
60
|
30
|
30
|
SAÚDE COLETIVA E AMBIENTAL II
|
30
|
15
|
15
|
PARASITOLOGIA
|
30
|
20
|
10
|
|
ELETIVA
|
30
|
|
|
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
|
20
|
|
|
|
CARGA HORARIA DO PERÍODO
|
410
|
|
|
3º
|
CICLO BIOLÓGICO 3 (SISTEMA REPIRATÓRIO E CARDIOVASCULAR)
|
240
|
120
|
120
|
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE
|
30
|
20
|
10
|
IMUNOLOGIA E MICROBIOLOGIA
|
30
|
20
|
10
|
ÉTICA E BIOÉTICA
|
30
|
30
|
|
INFORMÁTICA EM SAÚDE
|
30
|
|
30
|
ELETIVA
|
30
|
30
|
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
|
20
|
|
20
|
|
CARGA HORARIA DO PERÍODO
|
410
|
|
|
4º
|
CICLO BIOLÓGICO 4 (SISTEMA DIGESTÓRIO E UROGENITAL)
|
240
|
120
|
120
|
SEMIOLOGIA
|
60
|
30
|
30
|
EPIDEMIOLOGIA
|
30
|
20
|
10
|
PSICOLOGIA
|
30
|
20
|
10
|
PATOLOGIA
|
30
|
30
|
|
ELETIVA
|
30
|
30
|
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
|
20
|
|
20
|
|
CARGA HORARIA DO PERÍODO
|
440
|
|
|
5º
|
FARMACOLOGIA
|
60
|
40
|
20
|
CUIDADOS EM ENFERMAGEM
|
60
|
30
|
30
|
SEMIOTÉCNICA
|
60
|
30
|
30
|
ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL E À PESSOA COM TRANSTORNO PSÍQUICO
|
60
|
30
|
30
|
GERÊNCIA DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
|
30
|
20
|
10
|
ENFERMAGEM EM CENTRO DE MATERIAL ESTERILIZAÇÃO
|
30
|
20
|
10
|
ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO
|
60
|
30
|
30
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
|
20
|
|
20
|
ELETIVA
|
30
|
30
|
|
|
CARGA HORARIA DO PERÍODO
|
410
|
|
|
6º
|
CICLO DE VIDA 1 (SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE) E CICLO DE VIDA 2 (SAÚDE DA MULHER)
|
360
|
|
|
1. PROCESSOS DE CUIDADO EM PEDIATRIA/ HERBIATRIA
|
60
|
30
|
30
|
|
|
|
|
2. ENFERMAGEM RESPIRAÇÃO E CARDIOLOGIA NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
|
60
|
20
|
40
|
3. ENFERMAGEM NEUROLOGIA NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
|
60
|
20
|
40
|
4. ENFERMAGEM EMERGÊNCIA E UTI NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
|
60
|
30
|
30
|
5. PROCESSOS DE CUIDAR EM SAÚDE DA MULHER
|
60
|
20
|
40
|
6. GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
|
30
|
10
|
20
|
7. ENFERMAGEM ONCOLOGIA NA SAÚDE DA MULHER
|
30
|
20
|
10
|
TCC - I (CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE T. C. C.)
|
30
|
10
|
20
|
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
|
20
|
|
20
|
|
CARGA HORARIA DO PERÍODO
|
410
|
|
|
7º
|
CICLO DE VIDA 3 (SAÚDE DO ADULTO E TRABALHADOR)
|
300
|
|
|
1. PROCESSOS DE CUIDADO NA SAÚDE DO ADULTO E DO TRABALHADOR
|
60
|
30
|
30
|
2. ENFERMAGEM RESPIRAÇÃO E CARDIOLOGIA NA SAÚDE DO ADULTO E DO TRABALHADOR
|
60
|
30
|
30
|
3. ENFERMAGEM NEUROLOGIA NA SAÚDE DO ADULTO E DO TRABALHADOR
|
60
|
30
|
30
|
|
4. ENFERMAGEM EMERGÊNCIA E UTI NA SAÚDE DO ADULTO E DO TRABALHADOR
|
60
|
30
|
30
|
|
5. ENFERMAGEM EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
|
60
|
30
|
30
|
|
AUDITORIA EM ENFERMAGEM
|
30
|
20
|
10
|
|
TCC - II (ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO)
|
30
|
10
|
20
|
|
ELETIVA
|
30
|
30
|
|
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
|
20
|
|
20
|
|
CARGA HORARIA DO PERÍODO
|
410
|
|
|
8º
|
CICLO DE VIDA 4 (SAÚDE DO IDOSO)
|
240
|
|
|
1. PROCESSOS DE CUIDADO NA SAÚDE DO IDOSO
|
60
|
30
|
30
|
2. ENFERMAGEM RESPIRAÇÃO E CARDIOLOGIA NA SAÚDE DO IDOSO
|
60
|
30
|
30
|
3. ENFERMAGEM NEUROLOGIA NA SAÚDE DO IDOSO
|
60
|
30
|
30
|
4. ENFERMAGEM EMERGÊNCIA E UTI NA SAÚDE DO IDOSO
|
60
|
30
|
30
|
TCC - III (ELABORAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO)
|
30
|
10
|
20
|
|
GESTÃO EM UNIDADE INTENSIVA
|
30
|
20
|
10
|
|
ASSISTÊNCIA AO PACIENTE CRÍTICO
|
60
|
20
|
40
|
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
|
20
|
|
20
|
|
ELETIVA
|
30
|
30
|
|
|
CARGA HORARIA DO PERÍODO
|
410
|
|
|
9º
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR 1 (SAÚDE COLETIVA)
|
420
|
|
420
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
|
20
|
|
20
|
|
|
440
|
|
|
10º
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR 2 (SERVIÇOS HOSPITALARES)
|
420
|
|
420
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
|
20
|
|
20
|
|
CARGA HORARIA DO PERÍODO
|
440
|
|
|
|
TOTAL DA CARGA HORÁRIA LÍQUIDA
|
3.990 horas
|
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
|
200 horas
|
|
ELETIVAS
|
210 horas
|
|
ESTÁGIOS CURRICULARES
|
840 horas
|
|
CARGA HORÁRIA TOTAL
|
4.190 horas
|
DISCIPLINAS ELETIVAS
DISCIPLINAS
|
CH.
|
TIPO
|
1
|
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
|
30 h/a
|
Eletiva
|
2
|
Terapias Complementares
|
30 h/a
|
Eletiva
|
3
|
Seminários Especiais
|
30 h/a
|
Eletiva
|
4
|
Enfermagem em Queimados
|
30 h/a
|
Eletiva
|
5
|
Português Instrumental
|
30 h/a
|
Eletiva
|
6
|
Auriculoacupuntura
|
30 h/a
|
Eletiva
|
7
|
Inglês Instrumental
|
30 h/a
|
Eletiva
|
8
|
Raciocínio Lógico e Matemática para Saúde
|
30 h/a
|
Eletiva
|
9
|
Toxofarmacologia
|
30 h/a
|
Eletiva
|
10
|
Capacitação Pedagógica para Educação em Saúde
|
30 h/a
|
Eletiva
|
11
|
Aleitamento Materno
|
30 h/a
|
Eletiva
|
12
|
Técnicas de Redação e Normas da ABNT
|
30 h/a
|
Eletiva
|
13
|
Enfermagem em Oncologia
|
30 h/a
|
Eletiva
|
14
|
Necessidade Nutricionais
|
30 h/a
|
Eletiva
|
15
|
Diagnósticos por Imagem
|
30 h/a
|
Eletiva
|
16
|
Higiene dos Alimentos
|
30 h/a
|
Eletiva
|
17
|
Legislação em Enfermagem – o Direito aplicado ao profissional de Enfermagem.
|
30 h/a
|
Eletiva
|
18
|
Órteses e Próteses
|
30 h/a
|
Eletiva
|