Imprimir

 

FISIOTERAPIA

O curso foi concebido com a intenção de proporcionar ao egresso uma formação plural completa, tanto no aspecto técnico-cientifico quanto no humanístico, formando um profissional qualificado tecnicamente e contribuindo para um ser humano mais completo e ciente de suas responsabilidades em relação a sociedade.

A concepção do curso teve como princípios básicos, os seguintes direcionamentos:
- O compromisso da faculdade com os interesses coletivos, visando uma sociedade mais justa, fraterna e sustentável;
- A indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão;
- O entendimento do processo de ensino-aprendizagem como multidirecional e interativo;
- A importância do professor como elemento facilitador do processo ensino/aprendizagem e basilar na aplicação de novas tecnologias;
- e respeito a individualidade de cada aluno.

No curso de Fisioterapia, procura-se adequar o projeto pedagógico à necessidade de administrar e aplicar os conhecimentos técnico-científicos e sociais, para o desenvolvimento de atividades e atribuições necessárias à formação do fisioterapeuta.

Por meio do curso de Fisioterapia, oportuniza-se a formação de profissionais criativos e independentes que compreendam e traduzam as necessidades de seus clientes, capaz de absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanísticas, em atendimento às demandas sociais.

Portanto, investe-se numa formação de qualidade baseada na instrumentalização técnica e acadêmica. Para isso, procura-se desenvolver a criatividade e a criticidade de acordo como os aspectos tecnológico, cultural e científico, uma vez que todos são componentes fundamentais e estão interligados nas diferentes etapas que caracterizam e constituem a graduação.

Nesse sentido, busca-se o equilíbrio entre as diferentes áreas de conhecimento, que compõem a formação do fisioterapeuta, envolvendo todas as disciplinas determinadas na matriz curricular.
O curso de Fisioterapia da FACESF propõe uma formação individualizada à medida que, cada aluno terá atribuições profissionais diferentes dependendo das disciplinas que escolherem para cursar nas Atividades Complementares e as disciplinas eletivas, bem como, atribuições profissionais oferecidas pela atuação no estágio supervisionado.

Os estágios não-obrigatórios terão dinâmica de realização regida pelas mesmas normas elaboradas e postas no projeto pedagógico. Neste sentido, foram e estão sendo viabilizadas pela coordenação do curso de Fisioterapia parcerias com Secretarias, instituições públicas e privadas, empresas, hospitais, instituições de longa permanência e creches, para realização dos estágios em suas modalidades.
Esta concepção do curso, permitindo complementar e diversificar os fatores que envolvem o ensino e a profissão do fisioterapeuta. Porém, para que isto aconteça é necessário inovar e promover a integração da teoria e da prática de ensino, da pesquisa e da extensão, envolvendo o Projeto Pedagógico do Curso e o Planejamento Desenvolvimento Institucional.

O curso

Tendo em vista os princípios propostos para o projeto de Fisioterapia da FACESF, busca-se uma aproximação com um modelo de currículo integrado. Esta busca deve-se à necessidade sentida de redução da fragmentação existente no currículo disciplinar, e no preparo do estudante para lidar com a complexidade das situações de saúde. O currículo proposto contribuirá para a motivação dos acadêmicos, resultando na participação ativa dos mesmos, tanto no processo ensino-aprendizagem, como nos espaços de atuação na instituição e na sociedade.

O currículo é organizado por unidades que se articulam em torno de eixos de intervenção na realidade de saúde, conceitos e fazeres que assegurem o desenvolvimento das competências esperadas para o profissional de fisioterapeuta. A organização didática e pedagógica se caracteriza por atividades interdisciplinares e estará pautada em estratégias pedagógicas que facilitem o processo de ensino-aprendizagem. A inter e transdisciplinaridade proposta neste projeto não rompe com as fronteiras disciplinares, pois não se deve abandonar, como mencionam Benevides e Passos (2000), o movimento criador de cada disciplina, mas sim de construir interseções, agenciar, interferir, criar alianças possíveis entre os campos disciplinares. Assim, a identidade das diferentes será mantida, buscando estabelecer uma intercomunicação e uma cooperação, provocando intercâmbios reais, enriquecimento e modificações mútuas (RAMOS, 2001). Portanto, cada unidade será constituída como um conjunto de componentes curriculares com conteúdos de práticas afins, para desenvolver no estudante a capacidade de enfrentar situações e acontecimentos próprios do campo profissional do fisioterapeuta com iniciativa, responsabilidade e capacidade para interagir com outros atores, mobilizando saberes, habilidades e valores para a ação.

 

Coordenação

 

A Profa MSc. Cláudia Bandeira Ribeiro, Fisioterapeuta (CREFITO no 17684-F). Possui 20 anos de experiência no magistério superior, lecionando em cursos de Fisioterapia e áreas afins desde 1997. Atuou como docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (1997/1999). Tem experiência em Gestão Acadêmica como Coordenadora de Curso de Graduação em Fisioterapia desde 2002, onde coordenou e ministrou aulas no Curso na Faculdade Pernambucana – FAPE, em Recife – Pernambuco de janeiro de 2002 a dezembro de 2004, logo após, a partir de fevereiro de 2005, atuou na Coordenação do Curso de Fisioterapia da Faculdade São Miguel até outubro de 2011. Também ministrou aulas no mesmo curso. Coordenou a Clínica-Escola de Saúde da Faculdade São Miguel no período de março de 2007 a outubro de 2011, atuando ainda como Coordenadora de Estágio Supervisionado no período de fevereiro de 2008 a outubro de 2011. Docente do Curso de Fisioterapia da Faculdade Maurício de Nassau (fevereiro de 2006/dezembro de 2006). Foi coordenadora e ministrou aulas no curso de Fisioterapia da FACOL (agosto de 2013/ agosto de 2014). Coordenou os Núcleo de Saúde e o Curso de Fisioterapia da FAESC – Faculdade da Escada, também ministrando aulas nos cursos de saúde, de 2016 à 2018. Possui experiência profissional na área de atendimento ambulatorial na Clínica de Fisioterapia CLIFISIO (1993/1994), com crianças com alterações neuromotoras na Clínica de Neurologia Infantil e Reabilitação Ltda (1993/1995). Atendimento ambulatorial na Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (1994/atualmente). Fisioterapeuta da Secretaria Executiva de Ressocialização – SERES no período de 2010/2013. Preceptora do Programa Educação para o Trabalho – PET/REDES de Atenção à Pessoa com Deficiência. Especializanda do curso Docência na Saúde pela UFRS. Fisioterapeuta motora plantonista da Secretaria de Saúde de Pernambuco no Hospital Agamenon Magalhães, desde 2016.

Corpo docente

NOME COMPLETO

FORMAÇÃO

TITULAÇÃO

CURRICULUM LATTES

Alex Benício da Silveira

Biólogo

Doutor

Ricardo Altino de Freitas Junior

Fisioterapeuta

Mestre

Cláudia Bandeira Ribeiro

(Coordenadora)

Fisioterapeuta

Mestre

Ednaldo Medeiros Aragão

Fisioterapeuta

Mestre

Elias de Souza Paschoal

Pedagogo

Mestre

Flávia Barbosa Aragão

Fisioterapeuta

Mestre

Gardênia da Conceição dos Santos

Enfermeira

Mestre

Ítalo Lustosa

Advogado

Mestre

José Paulino da Silva

Sociólogo

Doutor

Luís André Campos

Biólogo

Mestre

Marcelo Silva Nascimento

Fisioterapeuta

Especialista

Marcos André dos Santos

Fisioterapeuta

Mestre

Vilma Sobral Bezerra

Química

Doutor

Matriz Curricular

 PERÍODO

DISCIPLINAS

C.H

CICLO BIOLÓGICO 1

240

SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA

30

ÉTICA E BIOÉTICA

30

SAÚDE E PRIMEIROS SOCORROS

30

HISTORIA DA FISIOTERAPIA

30

ELETIVA

30

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

20

  CARGA HORARIA DO PERÍODO   

410

           

CICLO BIOLÓGICO 2

240

PSICOLOGIA

30

SAÚDE COLETIVA E AMBIENTAL

30

METODOLOGIA CIENTÍFICA

30

INFORMÁTICA EM SAÚDE

30

ELETIVA

30

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

20

 CARGA HORARIA DO PERÍODO

410

     

CICLO BIOLÓGICO 3

240

POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

30

FUNDAMENTOS DA PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL

30

ESTUDO DO MOVIMENTO HUMANO

60

ELETIVA

30

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

20

  CARGA HORARIA DO PERÍODO

410

     

CICLO BIOLÓGICO 4

240

FARMACOLOGIA

30

FISIOTERAPIA NA PROMOÇÃO À SAÚDE

30

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO

30

CINESIOTERAPIA

60

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

20

  CARGA HORARIA DO PERÍODO

410

        

PATOLOGIA

60

EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA

30

ELETROTERMOFOTOTERAPIA

60

RECURSOS TERAPEUTICOS MANUAIS

60

METODOS E TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO

60

FISIOTERAPIA PREVENTIVA E ERGONOMIA

60

DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

30

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

20

ELETIVA

30

  CARGA HORARIA DO PERÍODO

415

     

CICLO DE VIDA 1 (SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE)

240

EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE

30

GESTÃO EM SAÚDE

30

FISIOTERAPIA EM DERMATOFNCIONAL

60

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

20

ELETIVA

30

CARGA HORARIA DO PERÍODO

410

       

CICLO DE VIDA 2 (SAÚDE DO ADULTO E TRABALHADOR)

240

BIOSSEGURANÇA E SEGURANÇA

30

FISIOTERAPIA NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

30

FISIOTERAPIA EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

60

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

20

ELETIVA

30

CARGA HORARIA DO PERÍODO

410

     

CICLO DE VIDA 3 (SAÚDE DO IDOSO)

240

ATIVIDADE DE PESQUISA CIENTÍFICA TCC 1

60

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

20

ELETIVA

30

CARGA HORARIA DO PERÍODO

395

  

ATIVIDADE DE PESQUISA TCC 2

60

ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR 1

420

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

20

CARGA HORARIA DO PERÍODO

500

10º

ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR 2

420

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

20

CARGA HORARIA DO PERÍODO

440

    

CARGA HORÁRIA LIQUIDA

3.960

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

840

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

200

DISCIPLINAS ELETIVAS

140

CARGA HORARIA TOTAL DO CURSO

4.160

 

DISCIPLINAS ELETIVAS

DISCIPLINAS 

CH.

TIPO

1

Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS

30 h/a

Eletiva

2

Treinamento Funcional

30 h/a

Eletiva

3

Terapias Complementares

30 h/a

Eletiva

4

Equoterapia

30 h/a

Eletiva

5

Cadeias Musculares

30 h/a

Eletiva

6

Auriculoacupuntura

30 h/a

Eletiva

7

Pilates

30 h/a

Eletiva

8

Watsu

30 h/a

Eletiva

9

Seminários Especiais

30 h/a

Eletiva

10

Fisioterapia em Queimados

30 h/a

Eletiva

11

Bandagens Funcionais

30 h/a

Eletiva

12

Fisioterapia em Oncologia

30 h/a

Eletiva

13

Português Instrumental

30 h/a

Eletiva

14

Inglês Instrumental

30 h/a

Eletiva

15

Drenagem Linfática Manual

30 h/a

Eletiva

16

Psicomotricidade

30 h/a

Eletiva

17

Disfunções Têmporo-Mandibulares

30 h/a

Eletiva

18

Órteses e Próteses

30 h/a

Eletiva

19

Raciocínio Lógico e Matemática para Saúde

30 h/a

Eletiva

20

Toxofarmacologia

30 h/a

Eletiva

21

Noções de Imunologia

30 h/a

Eletiva