Derivada das palavras gregas psykhé (alma, mente) e lógos (razão, saber), a Psicologia é a ciência que estuda o psiquismo e busca compreender o ser humano em sua complexidade, isto é, um ser cuja dimensão psíquica é construída por fenômenos biológicos e sociais, sendo a subjetividade uma construção biopsicossocial.
O psicólogo busca intervir junto aos indivíduos, grupos e instituições com o objetivo de promover o bem-estar, o desenvolvimento pessoal, coletivo e institucional. O mercado de trabalho para Psicologia está cada vez mais amplo nos últimos tempos. Essa crescente demanda reflete a sua importância na sociedade, uma vez que as relações sociais são repletas de diversidades e singularidades e isso leva a psicologia a desempenhar o seu papel de forma necessária e atuante. Hoje, o mercado entendeu que essa é uma profissão-chave para modelar processos que envolvem pessoas, relacionamentos interpessoais e comunicação. Abrindo assim um leque de espaços e áreas de atuação bastante diversificados. Dentre elas, podemos destacar as seguintes:
Atua no âmbito da educação, nas instituições formais ou informais. Colabora para a compreensão e para a mudança do comportamento de educadores e educandos, no processo de ensino aprendizagem, nas relações interpessoais e nos processos intrapessoais, referindo-se sempre as dimensões política, econômica, social e cultural.
Atua individualmente ou em equipe multiprofissional, onde quer que se dêem as relações de trabalho nas organizações sociais formais ou informais, visando a aplicação do conhecimento da Psicologia para a compreensão, intervenção e desenvolvimento das relações e dos processos intra e interpessoais, intra e intergrupais e suas articulações com as dimensões política, econômica, social e cultural;
Tratar problemas relacionados ao trânsito, realizar avaliação psicológica em condutores e futuros motoristas e desenvolver ações socioeducativas com condutores infratores, entre outros;
Atua no âmbito da Justiça, nas instituições governamentais e não-governamentais, colaborando no planejamento e execução de políticas de cidadania, direitos humanos e prevenção da violência. Para tanto, sua atuação é centrada na orientação do dado psicológico repassado não só para os juristas como também aos sujeitos que carecem de tal intervenção. Contribui para a formulação, revisões e interpretação das leis.
Desenvolve ações utilizando-se de técnicas psicológicas contribuindo em nível individual, para realização pessoal e melhoria do desempenho do esportista e em nível grupal, favorecendo a otimização das relações entre esportistas, pessoal técnico e dirigentes. Orientar atletas e prepará-los emocionalmente para atividades esportivas e competições. Maximizar o seu rendimento e promover a harmonia entre os membros de equipes e times;
Atua na área específica da saúde, em diferentes contextos, através de intervenções que visam reduzir o sofrimento do homem, levando em conta a complexidade do humano e sua subjetividade. Estas intervenções tanto podem ocorrer a nível individual, grupal, social ou institucional e implicam em uma variada gama de dispositivos clínicos já consagrados ou a serem desenvolvidos, tanto em perspectiva preventiva, como de diagnóstico ou curativa.
Atua em instituições de saúde, participando da prestação de serviços de nível secundário ou terciário da atenção à saúde. Atender pacientes hospitalizados e seus familiares. Ao lado de outros profissionais, como médicos, colaborar na assistência à saúde, fortalecendo pacientes e familiares para a recuperação da saúde física e mental.);
Atua na investigação e intervenção nos processos de aprendizagem de habilidades e conteúdos acadêmicos. Busca a compreensão dos processos cognitivos, emocionais e motivacionais, integrados e contextualizados na dimensão social e cultural onde ocorrem. Trabalha para articular o significado dos conteúdos veiculados no processo de ensino, com o sujeito que aprende na sua singularidade e na sua inserção no mundo cultural e social concreto;
Atua nas áreas de Educação, Reeducação e Terapia Psicomotora, utilizando-se de recursos para o desenvolvimento, prevenção e reabilitação do ser humano. Participa de planejamento, elaboração, programação, implementação, direção, coordenação, análise, organização, supervisão, avaliação de atividades clínicas e parecer psicomotor em clínicas de reabilitação, nos serviços de assistência escolar, escolas especiais, hospitais associações e cooperativas; presta auditoria, consultoria, assessoria; dá assistência e tratamento especializado, visando a preparação para atividades esportivas, escolares e clínicas;
O psicólogo social é aquele que entende o sujeito desde uma perspectiva histórica considerando a permanente integração entre indivíduo e o social. Neste sentido operar como psicólogo social significa desenvolver um trabalho desde esta perspectiva de homem e da sociedade, possibilitando atuar em qualquer área da Psicologia. Atuar em penitenciárias, asilos e centros de atendimento a crianças e adolescentes. Elaborar programas e pesquisas sobre a saúde mental da população;
O psicólogo que dessa área atua no diagnóstico, no acompanhamento, no tratamento e na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento sob o enfoque da relação entre esses aspectos e o funcionamento cerebral.
Considerando os contextos sociais e culturais nos quais se insere, estabelece estratégias de intervenção com populações e grupos específicos, contribuindo para a melhoria das condições de vida dos indivíduos, famílias e coletividades. Desenvolve ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e vigilância em saúde junto a usuários, profissionais de saúde e ambiente institucional, colaborando em processos de negociação e fomento a participação social e de articulação de redes de atenção à saúde.
Atua nos diversos campos de aplicação da Avaliação Psicológica. Avalia fenômenos psicológicos de ordem cognitiva, comportamental, social e afetiva em diferentes contextos. A(O) especialista em Avaliação Psicológica compreende estudos aprofundados sobre fundamentos, métodos e técnicas de obtenção e análise integrativa de informações para avaliação de fenômenos, processos e construtos psicológicos, visando a orientar práticas profissionais nos principais campos de atuação da(o) psicóloga(o).
Fonte: Conselho Federal de Psicologia, 2021
Para saber mais sobre a formação, profissão e atribuições das áreas de atuação acesse:
Integrada ao contexto da região do Submédio do São Francisco e suas redondezas, o curso de Psicologia da FACESF vem atender a uma demanda de psicólogos na região, atualmente deficitária em serviços de Psicologia. Neste sentido, um dos objetivos principais do curso é formar profissionais aptos à bem atender as demandas e as diversidades humanas e sociais da área.
O curso de Psicologia da FACESF foi estruturado com foco em duas grandes ênfases: Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde e Psicologia e Processos Clínicos. Além disso, a FACESF oferece a estrutura adequada para a realização das atividades de formação do futuro psicólogo, contando com uma clínica voltada à formação profissional dos alunos de Psicologia e à prestação de serviços especializados à comunidade dos municípios do Sertão do Submédio do São Francisco e região.
Vale salientar que a matriz curricular do curso foi cuidadosamente elaborada para formar psicólogos voltados para a atuação profissional e para o ensino de Psicologia, numa perspectiva generalista e interdisciplinar, integrados com os programas de ensino, pesquisa, extensão e gestão a nível nacional e internacional. O futuro profissional de Psicologia formado pela FACESF terá conhecido e vivenciado atividades na área de educação, no campo jurídico, social e organizacional, hospitalar e da saúde, estando preparado para atuar nos contextos mais diversos de acordo com a formação generalista oferecida pelo curso de psicologia da FACESF.
Duração do curso |
05 Anos |
Prof. GABRIEL AGRA E SILVA
Coordenador do Curso de Psicologia
Gabriel Agra e Silva, graduado em Psicologia em 2021. Atua com atendimentos clínicos na modalidade On-line, desde 2022. Atua como psicólogo voluntário do Projeto Laços desde 2022. Atuou como Psicólogo Responsável Técnico na Clínica-escola Prof. Olegário Lustosa Cantarelli. Atualmente, é docente da Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF), onde ocupa os cargos de Coordenador do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Coordenador do curso de Psicologia. Pós Graduado em Saúde Pública. Pós graduando em Psicologia Clínica.
DOCENTE | TITULAÇÃO |
ANA ROSA BRISSANT DE ANDRADE | MESTRA |
GABRIEL AGRA E SILVA | ESPECIALISTA |
DEOCLECIO LUSTOSA DE CARVALHO | MESTRE |
JOSÉ EWERTON TENÓRIO DA SILVA | ESPECIALISTA |
JUSSARA RAFAELA DOS SANTOS | ESPECIALISTA |
LUCIMARY BEZERRA FLORENTINO ALVES SERAPIÃO | ESPECIALISTA |
NATHALY FERRAZ QUEIROZ SILVA | ESPECIALISTA |
VINICIUS RIBEIRO DE ALMEIDA | ESPECIALISTA |
DIEGO AUGUSTO OLIVEIRA DOURADO | MESTRE |
.
A FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO é uma instituição de ensino superior privada, mantida pela SOCIEDADE AMIGOS DA INSTRUÇÃO DE JATINÃ-SAIJ, sociedade civil de direito privado, com fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Belém do São Francisco, Estado de Pernambuco.