O Núcleo de Práticas e Estudos em Psicologia – NuPEP, através da Clínica “Professor Olegário Lustosa Cantarelli – COLC” do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco – FACESF, vem para cumprir os objetivos básicos a que se propõe uma instituição universitária: ensino, pesquisa e prestação de serviços à comunidade. No que tange ao ensino e à pesquisa, oferece a possibilidade de estágios a partir das ênfases do curso.
As práticas ocorrem concomitantemente à prestação de serviços à população em geral, incluindo crianças, adolescentes e adultos, das diversas camadas sociais, havendo preocupação não somente com a formação técnica e ética dos alunos, mas também com a qualidade do serviço prestado.
Tem como Missão:
Diante dessa missão, o Serviço-Escola de Psicologia da FACESF objetiva oferecer aos alunos espaço e serviços adequados para a construção e treinamento dos seus conhecimentos adquiridos ao longo das variadas disciplinas, a partir de uma postura constantemente crítica e ética do seu fazer psicológico.
E, a Clínica Professor Olegário Lustosa Cantarelli – COLC tem a finalidade de atender à formação dos alunos do curso de Psicologia da FACESF, desempenhando um papel social pautado por princípios de excelência, qualidade e segurança, com ênfase no compromisso ético, visto que possibilita atendimento psicológico à população belemita, cidades circunvizinhas e à comunidade acadêmica desta Faculdade.
Dessa forma, a COLC está aberta ao público e disponível para atendimento nos dias de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 14h às 18h. Tratando-se dos serviços ofertados à população, listam-se: psicoterapia em grupo e individual; grupos operativos e terapêuticos; triagem; psicoeducação; plantão psicológico; oficinas; palestras; cinepsi; lives; seminários; e visitas institucionais. Ressalta-se que as atividades ofertadas e realizadas na clínica são efetuadas pelos estagiários que estão no 9º e/ou 10º semestre do curso de Psicologia e que são orientados/supervisionados por psicólogos formados e regularmente inscritos no Conselho de Psicologia.
Coordenadora do Serviço – Nathaly Ferraz Queiroz Silva (CRP – 02/11.505)
Coordenação de Estágio – Joanna D’arc Lopes
Psicóloga Técnica – Millena Marília Canário Cabral e Sousa (CRP 02-25.630)
Assistente Administrativo – Mytalle Ilka de Sá Bezerra
Auxiliar de serviços gerais – Sandra Regina Catarina da Silva
Telefone: (87) 9 8812-8043 (Whatsapp)
E-mail: clinicapsicologia.facesf@gmail.com
Rede Social: @colc.nupep_facesf
Individual
(“Plantão Psicológico”) – Se constitui como uma modalidade de atendimento psicológico emergencial e pontual, a fim de minimizar o sofrimento existencial, focando nas necessidades levantadas no momento da procura, além de permitir ao usuário a reflexão sobre a demanda apresentada e uma resolutividade mais imediata.
(“Psicoterapia”) – Trata-se de uma modalidade de atendimento, centrada no modelo da Psicoterapia Breve, nos casos em que se exige uma temporalidade mais extensa para o acompanhamento, trabalhando-se neste processo aspectos do psiquismo mais abrangentes do que aqueles claramente identificados com a demanda apresentada inicialmente.
Casal
A Terapia de Casais é um processo de aconselhamento que visa ajudar casais a resolver conflitos, fortalecer seu relacionamento e melhorar sua comunicação. É conduzida por um psicoterapeuta, que atua como facilitador para promover o entendimento mútuo e encontrar soluções para os desafios enfrentados pelo casal. Entre os principais objetivos da Terapia de Casais, estão: melhorar a comunicação, resolver conflitos, fortalecer a intimidade, construir confiança e promover o crescimento conjunto.
Grupo
(“grupo operativo”) – Tem como objetivo é promover um processo de aprendizagem para os sujeitos envolvidos. É aquele que disponibiliza tempo para pensar, articular e executar alguma tarefa comum; com objetivo de possibilitar que os integrantes do mesmo passem pelo aprendizado de pensar e operar em grupo, habilitando-se para a resolução das dificuldades criadas e manifestadas nos campos, individual e grupal.
(“grupo terapêutico”) – Busca potencializar as trocas dialógicas, o compartilhamento de experiências e a melhoria na adaptação ao modo de vida individual e coletivo. No desenvolvimento das atividades, os participantes fazem questionamentos sobre as alternativas de apoio e suporte emocional.
Documentos necessários para agendamento:
. Maiores de 18 anos:
Carteira de Identidade (RG) e CPF
. Menores de 18 anos e/ou interdito:
Carteira de identidade (RG) e CPF do usuário e do responsável.
Atendimentos de assistência psicológica – Atividade onde cada estagiário apresenta, discute e recebe de um profissional experiente a orientação sobre o andamento dos casos clínicos (processos individuais e/ou grupais) sob sua responsabilidade, tendo como perspectiva fundamental a dimensão ética e a adequação à abordagem teórica utilizada.
Estudos teóricos – O estagiário poderá ser supervisionado no aprofundamento teórico necessário ao melhor desenvolvimento da sua atuação no estágio, com a adequada escolha de textos pertinentes e sua compreensão.
Pesquisa em psicologia – O estagiário poderá participar opcionalmente, durante o seu período de estágio, de atividades de pesquisa que estejam sendo desenvolvidas no âmbito da Clínica Psicológica por algum dos seus profissionais em psicologia. Neste caso, necessariamente a participação será condicionada à aceitação do estagiário pelo responsável pela pesquisa, de acordo com os critérios que este julgar adequados. A abrangência desta participação também será estipulada pelo pesquisador, que atuará, ainda, como supervisor.
Encontros de formação complementar, envolvendo todos os profissionais e estagiários, onde são realizadas atividades diversas visando o aprofundamento, a ampliação, e a crítica dos diferentes aspectos teórico-práticos do fazer clínico. São utilizados os recursos de estudos de caso, palestras, “rodas de conversa”, filmes seguidos de debates, etc.
Atividade em interlocução com as disciplinas que contemplam carga horária prática, e visa familiarizar o estudante com todas as dimensões e possibilidade da clínica psicológica (sua especificidade, sua tarefa primária, seu público, seu fluxo, suas normas, os direitos e deveres de cada membro, entre outros), bem como a capacitação deste para lidar com os instrumentais exigidos na formalização das atividades por ele a serem desenvolvidas (elaboração de documentos técnicos e de fichas de acompanhamento, fichas de encaminhamento, etc.)
O Estágio Supervisionado Obrigatório se constitui numa oportunidade oferecida aos estudantes de graduação visando a capacitá-los para o desempenho de procedimentos teórico-metodológicos no campo da psicologia clínica. Mais especificamente, objetiva habilitá-los para atuações eficazes que envolvam a escuta e a intervenção psicológica. O conjunto das experiências se constitui no veículo através do qual ele pode exercitar a reflexão sobre os aspectos políticos e éticos envolvidos no exercício profissional e do psicólogo clínico, em particular.
A FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO é uma instituição de ensino superior privada, mantida pela SOCIEDADE AMIGOS DA INSTRUÇÃO DE JATINÃ-SAIJ, sociedade civil de direito privado, com fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Belém do São Francisco, Estado de Pernambuco.