fbpx
EnglishPortugueseSpanish

BACHARELADO EM NUTRIÇÃO

O curso de Nutrição tem como missão formar o profissional tecnicamente capacitado para atuar na área de alimentação e nutrição, com olhar holístico e integrado, que incorpore os aspectos científicos, desde o nível molecular até o nível de análise do contexto econômico-social-cultural da região.

Deste modo, tem como fundamentos um processo de formação que habilite o aluno para aplicar os princípios da nutrição para promover a saúde e o bem-estar, evitar doenças e/ou restaurar a saúde (tratar doença) em indivíduos, famílias, comunidades e na população, orientado pela ética e compromisso social da profissão.

O egresso do curso de Nutrição da FACESF deve ser capaz de planejar, executar, prestar assessoria e avaliar as ações e atividades de atenção alimentar e nutricional; visando à segurança alimentar e a atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição. Além de implementar e avaliar pesquisas em todos os campos da nutrição e da alimentação e exercer atividades docentes. A formação deve contemplar as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS).

As bases do curso de graduação em Nutrição da FACESF estão consonantes com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN)  para os cursos de graduação em Nutrição com a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Nesta perspectiva, oferece ao aluno uma formação teórica e prática da nutrição baseada em evidências científicas, com a proposta de um projeto pedagógico que contempla meios inovadores para prática multidisciplinar e multisetorial do profissional nutricionista.

Tendo em vista os princípios propostos para o projeto de NUTRIÇÃO da FACESF, busca-se uma aproximação com um modelo de currículo integrado. Esta busca deve-se à necessidade sentida de redução da fragmentação existente no currículo disciplinar, e no preparo do estudante para lidar com a complexidade das situações de saúde. O currículo proposto contribuirá para a motivação dos acadêmicos, resultando na participação ativa dos mesmos, tanto no processo ensino-aprendizagem, como nos espaços de atuação na instituição e na sociedade.
O currículo é organizado por unidades que se articulam em torno de eixos de intervenção na realidade de saúde, conceitos e fazeres que assegurem o desenvolvimento das competências esperadas para o profissional nutricionista. A organização didática e pedagógica se caracteriza por atividades interdisciplinares e estará pautada em estratégias pedagógicas que facilitem o processo de ensino-aprendizagem. A inter e transdisciplinaridade proposta neste projeto não rompe com as fronteiras disciplinares, pois não se deve abandonar, como mencionam Benevides e Passos (2000), o movimento criador de cada disciplina, mas sim de construir interseções, agenciar, interferir, criar alianças possíveis entre os campos disciplinares. Assim, a identidade das diferentes será mantida, buscando estabelecer uma intercomunicação e uma cooperação, provocando intercâmbios reais, enriquecimento e modificações mútuas (RAMOS, 2001). Portanto, cada unidade será constituída como um conjunto de componentes curriculares com conteúdo de práticas afins, para desenvolver no estudante a capacidade de enfrentar situações e acontecimentos próprios do campo profissional do nutricionista com iniciativa, responsabilidade e capacidade para interagir com outros atores, mobilizando saberes, habilidades e valores para a ação.

Profª Marise Mariano Bezerra Sá
Coordenadora do Curso

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2010). Especialista em Nutrição Clínica pala Faculdade Gama Filho (2013). Especialista em Educação Permanente em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2015). Especialista em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisas (2017). Possui experiência docente em cursos de Nutrição e Enfermagem, além de formações multiprofissionais através do Programa Chapéu de Palha do Governo do Estado de Pernambuco e do Projeto Caminhos do Cuidado do Ministério da Saúde. Integrante de pesquisa vinculada à Fiocruz sobre a Política de Educação Permanente em Saúde. Possui experiência como Nutricionista Coordenadora de Alimentação Escolar na Gerência Regional de Educação Sertão Central, Nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Coordenadora do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) na Prefeitura de Serra Talhada – PE, além de Nutricionista Clínica na UMMAAC da Prefeitura Municipal de Mirandiba – PE. Atualmente é mestranda pelo programa de Pós Graduação em Formação e Professores e Práticas Interdisciplinares na UPE.

NOME COMPLETO

FORMAÇÃO

TITULAÇÃO

ANA ROSA BRISSANT DE ANDRADE LUSTOSA

FARMÁCIA

DOUTORA

AMANDA CAROLINE DE SOUZA NASCIMENTO

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

MESTRE

EMMANUELLE ALVES SANTOS

ENFERMAGEM

ESPECIALISTA

NATÁLIA RAFAELA SOARES

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

ESPECIALISTA

JOANA D’ARC LOPES

ENFERMAGEM

ESPECIALISTA

DANILO DIAS DOS SANTOS ANILO DIAS

PEDAGOGIA

ESPECIALISTA

DEOCLÉCIO LUSTOSA DE CARVALHO

FARMÁCIA

MESTRE

DIEGO AUGUSTO OLIVEIRA DOURADO

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DOUTOR

RAYANE THAÍSSA RIBEIRO ARAUJO

ENFERMAGEM

ESPECIALISTA

JOSÉ EWERTON TENÓRIO DA SILVA

NUTRIÇÃO

ESPECIALISTA

MARCOS SILVA DOS SANTOS

HISTÓRIA

ESPECIALISTA

MARISE MARIANO BEZERRA

NUTRIÇÃO

ESPECIALISTA

BRENA BELFORT LUSTOSA MARTINS

BIOMEDICINA

MESTRE

SUZIVANY ALMEIDA DOS SANTOS

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

MESTRE

LÍVIA JORDANA GOIS E SILVA PATRIOTA

NUTRIÇÃO

MESTRE

RUBEM MARTINS BEZERRA NETO

NUTRIÇÃO

ESPECIALISTA

LUANA KEALY PIMENTEL DE OLIVEIRA

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

MESTRE

VINICIUS RIBEIRO DE ALMEIDA

PSICÓLOGIA

ESPECIALISTA